A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública, nos termos do Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente – Retificação do Edital de nº 1/2022, de 25/04/202, a convocação para regularização da documentação de ingresso dos estudantes com matrícula provisória com pendência na “Declaração de vinculação ao SUS e autorização da chefia”.

Os estudantes relacionados nesta Convocação deverão acessar a plataforma de inscrição https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao, impreterivelmente no período de 30/11/2022 a 13/01/2023, e anexar o “Comprovante de vinculação ao Sistema Único de Saúde (SUS), atestando a atuação como Agente de Saúde, em exercício profissional, devidamente preenchido e assinado pela Chefia do Candidato ou Gestor”, conforme MODELO.

Caso haja pendência em mais algum tipo de documento, estes estudantes deverão anexar a documentação completa no período acima informado.

A documentação deverá ser anexada na forma de arquivo digitalizado (.pdf, .jpg ou .jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 1MB cada.

Após o envio da documentação, o estudante deverá aguardar a análise pela equipe responsável, que ocorrerá até o mês de março de 2023, e deverá continuar acompanhando as atividades acadêmicas de seu curso.

Durante a análise, a UFRGS poderá solicitar ao candidato a complementação de informações/documentos, com prazo de resposta de 3 (três) dias úteis.

Estudantes com matrícula provisória que tenham pendência em outro tipo de documento deverão aguardar nova convocação, que será publicada a partir de março de 2023 em https://maissaudecomagente.ufrgs.br/saude/.

A resposta à solicitação de complementação de informações/documentos deverá ser enviada exclusivamente através da plataforma de inscrição https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao.

Caso a UFRGS solicite a complementação de informações/documentos de inscrição, o estudante receberá em seu e-mail cadastrado no momento da inscrição um aviso sobre a necessidade de acesso à plataforma de inscrição.

Finalizada a análise pela UFRGS, será gerado parecer de homologação ou não homologação da inscrição. O estudante receberá em seu e-mail cadastrado no momento da inscrição um aviso.

Os estudantes com toda documentação de inscrição homologada terão sua matrícula regularizada no curso.

Os estudantes com documentação de inscrição não homologada poderão interpor um único recurso fundamentado. A relação de estudantes com a “Declaração de vinculação ao SUS e autorização da chefia” não homologada será publicada neste site a partir de 06/03/2023. As orientações sobre o recurso serão publicadas na mesma data (a partir de 06/03/2023).

Estudantes com matrícula provisória que tenham pendência em outro tipo de documento deverão aguardar nova convocação, que será publicada a partir de março de 2023 em https://maissaudecomagente.ufrgs.br/saude/.

Conforme previsto no Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos do Programa Saúde com Agente – Retificação do Edital de nº 1/2022, de 25/04/2022, o vínculo através da matrícula provisória será permitido até a conclusão definitiva das análises exigidas. Após a conclusão da análise, será realizada a matrícula definitiva dos candidatos que forem homologados. Caso o candidato com matrícula provisória não seja homologado em uma das etapas de análise, incluindo recurso, perderá o vínculo provisório com o curso da Universidade.

Consulte abaixo a relação de estudantes convocados para enviar a documentação complementar para comprovar a vinculação ao SUS:

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS): Clique aqui.

Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE): Clique aqui.

Orientações para envio da documentação

1 – Acesse o sistema de inscrição através do link https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao.

2 – Entre com o login do gov.br na opção “Área de acompanhamento”:

3 – A interface mostrará que sua documentação está com situação “Pendente”:

4 – Os documentos pendentes/rejeitados estarão sinalizados em vermelho, faça a correção do arquivo com o documento correto e envie o formulário clicando em “Enviar Inscrição”:

5 – Sua inscrição será analisada novamente. O prazo de análise pela equipe responsável é até março de 2023. Siga acompanhando regularmente a análise de sua inscrição. As inscrições analisadas e aprovadas passam para a situação “Homologada”.